terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mediação Pedagógica E O Uso Da Tecnologia

Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?

A questão do emprego de tecnologias no processo de aprendizagem envolve uma análise e reflexão sobre a mediação pedagógica nesse campo.Através da tecnologia surgiram novas formas de construir o conhecimento que nos levam a refletir sobre o papel do aluno, o papel do professor e ouso da tecnologia.O aluno nesse processo assume papel de aprendiz ativo e participante.o professor por sua vez desempenhará o papel de orientador, de facilitador da aprendizagem,de participante de equipe de estudos, embora algumas vezes tenha que desempenhar o papel de especialista conhecedor do assunto em quetão.No processo de aprendizagem o professor deverá trabalhar com técnicas que facilitem o diálogo,a troca de experiências,promover o questionamento,a dinâmica,desafios,cooperação, fazer pontes entre o conhecimento e situações análogas na realidade, comunicar os conhecimentos etc.
As tecnicas convencionais como dinâmica de grupo,aulas expositivas,leituras, pesquisa,projetos são usadas no processo de ensino-aprendizagem utilizando novas tecnologias.Podemos citar a teleconferência que pode se tranformar em um instrumento de debate se for precedido por uma mediação do professor que propõe um estudo antecipado sobre o tema.O chat ou bate-papo pode ser usado como ferramenta de seminários on-line em que o professor cria um ambiente de grande liberdade de expressão.As listas de discussão promovem o encontro on-line de gruposde especialistas sobre um determinado assunto estudado previamente tendo o professor como participante ou mediador dinamizando os objetivos pretendidos.O correio eletrônico promove encontros entre alunos e alunos/professor no espaço entre aulas para interagir, trocar idéias e dar feedback sobre trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento.A internet é um recurso dinâmico, atraente, atualizadissimo, de fácil acesso às mais diversas áreas do conhecimento.O professor atua como mediador nesse campo orientando para a criticidade na seleção do material pesquisado.A riqueza dos recursos tecnólogicos permitem ao professor ir muito além do seu uso instrumental mediatizando técnicas que favorecem a aprendizagem eficiente.

Um comentário: