quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ambientes de aprendizagem:reengenharia da sala de aula

No atual contexto educacional as tecnologias da informação e comunicação são valiosos suportes para sustentar a variedade demandada na sala de aula. Para encontrarmos novos caminhos que apresentem uma ação pedagógica diferente da tradicional transmissão de conhecimentos que conduz à passividade do aluno, refletimos sobre as possibilidades de criar novos ambientes de aprendizagem com o uso das tecnologias. Levando-se em conta as multíplas inteligências os autores ,Ângelo de Moura Guimarães e Renilde Dias,sugerem algumas estratégias de aprendizagem.Essas estratégias se tornam meios para o desenvolvimento das inteligências e contribuem para ampliar a dimensão educacional ao integrar quatro tipos de espaços.Esses espaços são descritos nestas metáforas :a fogueira (informaçao), o poço dágua (conversa/interação), a caverna (conceitos) e avida (contexto).
Sob a luz das instigações provocadas pela professora Sirléia, entendemos na linguagem das tecnologias da informação como essas metáforas podem ser exemplificadas.O momento da fogueira acontece quando na sala de aula a informação é apresentada, por exemplo em um vídeo. O poço dágua é o momento da discussão, a caverna o momento de internalização quando o aluno reflete e produz sobre o aprendido, por exemplo o momento em que escreve no blog, como este que estou vivendo agora ,ufa! E finalmente o momento da vida que é a articulação do saber com a prática, por exemplo o uso do google maps para localizar um endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário